Em 1992, aconteceu na cidade do Rio de Janeiro a II Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, também conhecida por ECO-92. Lá foi apresentado o documento Estratégia Global para a Biodiversidade, contendo 85 propostas para a preservação da diversidade biológica no planeta e um plano para o uso sustentado de recursos biológicos. Muitos protocolos e acordos entre países já foram assinados afim de frear a destruição ambiental, no entanto a prática demonstra que só se agravam tais problemas.
A crise ecológica está relacionada a uma forma de organização social específica: o modo de produção capitalista. A destruição de múltiplas florestas tropicais, a extinção massiva de inúmeras espécies animais e vegetais, a poluição atmosférica que campeia por quase todas as grandes cidades do mundo, são resultado da ação do homem (egoísta e ganancioso) visando lucro.
Sabemos que a nossa ação individual é muito importante para a preservação da natureza, mas os maiores danos são causados por questões que estruturam o modo de produção de nossa sociedade.
Vamos pensar sobre isso...
Quais os principais fatores que determinam a poluição atmosférica?
Porque as florestas tropicais estão sendo destruídas?
Porque as espécies animais e vegetais estão entrando em extinção?
De que forma nós podemos contribuir para a preservação ambiental?
Vocês podem pesquisar na internet e buscar respostas para estas questões...bom trabalho
Alguns links sobre esta temática ambiental:
http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=14956
http://www.terrabrasil.org.br/noticias/materias/pnt_problemasamb.htm
http://pessoal.educacional.com.br/up/4770001/1306260/t137.asp
http://www.iea.usp.br/iea/artigos/nogueira-netoambientais.pdf
http://www.artigonal.com/meio-ambiente-artigos/poluicao-do-ar-o-preco-do-progresso-386785.html

Nenhum comentário:
Postar um comentário