terça-feira, 3 de junho de 2008
Documentário "A história das coisas"
Um trabalho interessante sobre a questão ambiental e as implicações deste padrão econômico.
quinta-feira, 29 de maio de 2008
Atividade sobre grafitti e muralismo
Julin Beever1) conte um pouco a história do grafitti e faça relações com o movimento muralista - fale sobre o que lhe chamou atenção, os artistas que gostou de conhecer, etc; (você pode também pesquisar mais informações na internet...abaixo existem alguns links)
Em seguida, procure na internet uma imagem de mural ou grafitti que tenha gostado e poste junto com o texto. Não esqueça de citar o nome do artista que produziu :-)
Vídeo 1
Vídeo 2
Vídeo obras Kobra
Exposição
Telas urbanas
Site do Kobra
Gentileza
Wikipedia Gentileza
Trampo - grafiteiro
Bom trabalho!!!
segunda-feira, 12 de maio de 2008
Polícia do RS reprime Movimentos Socias
No Rio Grande do Sul, subcomandante da Brigada Militar mobiliza um pequeno exército para reprimir MST e mobilizações de movimentos sociais. Defensor da pena de morte e da reação a assaltos por parte dos cidadãos, o coronel Paulo Mendes também é autor da máxima: "bandido tem que ir pro paredão mesmo".
Marco Aurélio Weissheimer
Os fatos relatados a seguir estão virando uma rotina no Rio Grande do Sul, Estado considerado por alguns como um dos mais politizados e civilizados do país:Por volta das 13h, vários policiais começaram a se retirar da São Paulo 2. Mesmo assim, a identificação dos sem-terra continuou. No retorno, ruralistas que estavam na RS-630 saudaram o coronel Mendes, que desceu do carro para cumprimentá-los.- Gostaríamos de ter assistido. - afirmou a vice-presidenta do Sindicato Rural de São Gabriel, Roselba Mozzaquatro.O relato acima é do jornalista Homero Pivotto Jr., do jornal Diário de Santa Maria, em matéria publicada dia 9 de maio sobre a operação de guerra que a Brigada Militar montou, no dia anterior, para revistar um acampamento de sem-terra no município de São Gabriel, Fronteira Oeste do Estado. Ao justificar o aparato de 700 homens, cães, cavalos, computadores, comunicação via satélite e helicóptero, o coronel Paulo Mendes, subcomandante da Brigada, disse que era "para a segurança de todos". Sobretudo para os ruralistas que o saudaram como a um herói, ao final da ação.Denúncias de autoritarismo, humilhação e sadismoJá para os deputados Adão Pretto e Dionilso Marcon, do PT, não há nenhuma razão para saudar a atuação de Mendes e sua tropa. Pelo contrário. Segundo o relato dos parlamentares, que tentaram sem sucesso entrar no acampamento, a ação da Brigada Militar foi marcada pelo autoritarismo, pela humilhação dos sem-terra com requintes de sadismo e pela violação dos direitos humanos. Eis um trecho do relato dos parlamentares, que foram ameaçados fisicamente e agredidos moralmente pelos ruralistas da região, quando chegaram na área para tentar acompanhar a ação da Brigada:"A governadora determinou a mobilização de um pequeno exército de policiais militares (de 700 a 1200 homens), fortemente armados, para revistar o acampamento do MST que fica na Fazenda São Paulo II, área desapropriada em abril pelo Incra.
Como não encontraram o objeto de sua busca, "materiais supostamente furtados da fazenda Southal", o comando da BM, de forma suja, preconceituosa e de total violação dos direitos humanos, humilhou centenas de pessoas em uma histórica e vergonhosa ação. Inicialmente, os policiais proibiram a entrada de pessoas num raio de 4 km da área e se prepararam para revistar as famílias. O argumento era revistar para encontrar supostos objetos tirados da Fazenda Southall durante a última ocupação realizada em 14 de abril. No entanto, como não acharam nada, logo se viu que o objetivo da ação ali era outro: humilhar e violar". Começaram lentamente, rasgaram barraco a barraco de cada agricultor. Após, de forma sórdida, colocaram pás de terra nas panelas com a comida cozida, inutilizando dezenas de quilos de arroz e de feijão. O restante da alimentação foi levado pela BM, tornando esse sim, ato criminoso. Os agricultores não demonstram nenhum tipo de resistência, no entanto, a BM dividiu os acampados em dois grupos.
Os agricultores homens eram obrigados a ficar semi-nus com as mãos na cabeça. O outro, de mulheres e crianças, foram separados e obrigados a ficar na mesma posição. Durante duas horas esse foi o jeito que os agricultores foram obrigados a ficar até que fossem "identificados". Os acampados ficaram por mais de 8 horas semi-nus, sem água ou alimentação. Também não tiveram acesso a nenhum advogado ou representação de direitos humanos que pudesse testemunhar o prazeroso ato de humilhação patrocinado pelo comando da operação". Segundo os sem-terra relataram aos parlamentares, em um determinado momento, o helicóptero da Brigada ficou a poucos metros do solo e, num gesto teatral bem ao gosto do coronel Mendes, do seu interior saiu uma bandeira do Rio Grande do Sul. Dionilso Marcon anunciou que denunciará o governo Yeda aos organismos internacionais de Direitos Humanos e detalhará todos os casos de violação do direito à vida praticada pelo governo gaúcho.A "filosofia" do coronel Mendes Considerado uma espécie de "Capitão Nascimento" dos Pampas, o coronel Paulo Mendes é conhecido também por suas declarações polêmicas. Como subcomandante da Brigada Militar, já defendeu a pena de morte e a ida de bandidos para "o paredão". Além disso, em 2007, defendeu que os cidadãos deveriam começar a reagir aos assaltos, contrariando as recomendações da própria polícia que não aconselham esse tipo de comportamento.Nos últimos meses, Mendes vem se notabilizando também por comandar atos de repressão contra ações e protestos de movimentos sociais e sindicalistas. Admiradora do trabalho do coronel, a governadora Yeda Crusius (PSDB) não quer nem ouvir falar em substituí-lo. Como o personagem central do filme "Tropa de Elite", Mendes é visto – e se vê – como um líder que está combatendo o crime com mão-de-ferro. Admirador confesso do personagem, o coronel, durante um debate televisivo sobre o filme, resumiu: "gostei muito; é muito realista e tem muita ação".A tropa do coronel Mendes tem, de fato, proporcionado "muita ação" à vida política gaúcha.
segunda-feira, 5 de maio de 2008
De cada cem negras trabalhadoras no Brasil, 22 são empregadas domésticas, diz OIT

Os dados estão no estudo inédito divulgado nesta quinta (24) pela OIT (Organização Internacional do Trabalho), elaborado a partir da Pnad (Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. No dia 27 (domingo), comemora-se o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica.
Essas trabalhadoras domésticas negras estão ganhando mais registro na carteira de trabalho: 17,2% de aumento, entre 2004 e 2006. Esse movimento das negras acompanha o crescimento da formalização no setor, que foi de 10,2%, no mesmo período.
CRESCIMENTO DE REGISTRO NA CARTEIRA (2004-2006)Homens não-negros5,3%Homens negros11,1%Mulheres não-negras3,5%Mulheres negras17,2%Todos os domésticos10,2%
Apesar disso, somente 27,8% do total de trabalhadores domésticos têm carteira assinada, segundo dados de 2006.
O trabalho doméstico conta com 6,6 milhões de pessoas no Brasil. Desse total, 93,2% são mulheres e 6,8%, são homens. Ele representa 16,7% do total da ocupação feminina no Brasil, o que corresponde, em termos numéricos, a 6,2 milhões de mulheres.
Entre os não-registrados, as trabalhadoras negras correspondem a 57,5%. As mulheres não-negras são 37%. Os homens não-negros são 2,1%; e os negros somam 3,4%.
Entre as mulheres negras que são trabalhadoras domésticas, 75,6% não têm carteira assinada. Esse percentual é de 69,6% entre as mulheres não-negras. Entre os homens, o índice é de 61,9% (negros) e 54,9% (não-negros).
Segundo o documento da OIT, isso demonstra "de maneira inequívoca que, mesmo em um campo tradicionalmente feminino e em uma situação de extrema precariedade, as mulheres, e em especial as mulheres negras seguem em situação mais desfavorável do que os homens".
Analisando-se o período de 1995 a 2006, destaca-se ainda a diminuição da diferença de rendimentos. Em 1995, as mulheres negras recebiam o equivalente a 55,4% dos rendimentos dos homens brancos. Em 2006, essa diferença cai, apesar de continuar bastante elevada: as mulheres negras passam a receber 66,4%.
Os rendimentos das mulheres brancas, em 1995 e em 2005, equivaliam a 64,5% e 75,5% dos rendimentos dos homens brancos respectivamente; para os homens negros, os valores eram 69% e 87,3% respectivamente dos rendimentos dos brancos.
Para a OIT, isso significa que, "mesmo em um setor ainda bastante precário do mercado de trabalho, as desigualdades de gênero e raça reproduzem a lógica do mercado de trabalho mais amplo: os homens brancos seguem tendo os maiores rendimentos, seguidos dos homens negros e, por fim, das mulheres brancas e negras, nesta ordem".
A lei brasileira define o trabalho doméstico como aquele realizado por pessoa maior de 16 anos que presta serviços de natureza contínua (freqüente, constante) e de finalidade não-lucrativa à pessoa ou à família em sua casa.
terça-feira, 29 de abril de 2008
Olimpíadas e o Tibet
terça-feira, 22 de abril de 2008
O poder das crianças na ECO 92
Em 1992, aconteceu na cidade do Rio de Janeiro a II Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, também conhecida por ECO-92. Lá foi apresentado o documento Estratégia Global para a Biodiversidade, contendo 85 propostas para a preservação da diversidade biológica no planeta e um plano para o uso sustentado de recursos biológicos. Muitos protocolos e acordos entre países já foram assinados afim de frear a destruição ambiental, no entanto a prática demonstra que só se agravam tais problemas.
A crise ecológica está relacionada a uma forma de organização social específica: o modo de produção capitalista. A destruição de múltiplas florestas tropicais, a extinção massiva de inúmeras espécies animais e vegetais, a poluição atmosférica que campeia por quase todas as grandes cidades do mundo, são resultado da ação do homem (egoísta e ganancioso) visando lucro.
Sabemos que a nossa ação individual é muito importante para a preservação da natureza, mas os maiores danos são causados por questões que estruturam o modo de produção de nossa sociedade.
Vamos pensar sobre isso...
Quais os principais fatores que determinam a poluição atmosférica?
Porque as florestas tropicais estão sendo destruídas?
Porque as espécies animais e vegetais estão entrando em extinção?
De que forma nós podemos contribuir para a preservação ambiental?
Vocês podem pesquisar na internet e buscar respostas para estas questões...bom trabalho
Alguns links sobre esta temática ambiental:
http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=14956
http://www.terrabrasil.org.br/noticias/materias/pnt_problemasamb.htm
http://pessoal.educacional.com.br/up/4770001/1306260/t137.asp
http://www.iea.usp.br/iea/artigos/nogueira-netoambientais.pdf
http://www.artigonal.com/meio-ambiente-artigos/poluicao-do-ar-o-preco-do-progresso-386785.html
Código de ética dos índios norte-americanos
http://docs.google.com/Presentation?docid=df9h65n8_47fcw3xrg3&hl=en
quarta-feira, 16 de abril de 2008
Matéria no jornal Pioneiro!
Visitem o site do Pioneiro com a matéria que saiu no dia 16/04 sobre o Projeto:
http://www.clicrbs.com.br/jornais/pioneiro/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&edition=9675&template=&start=1§ion=Sete+Dias&source=Busca%2Ca1829494.xml&channel=27&id=0&titanterior=&content=&menu=44&themeid=§ionid=&suppid=&fromdate=&todate=&modovisual=
