terça-feira, 29 de abril de 2008
Olimpíadas e o Tibet
terça-feira, 22 de abril de 2008
O poder das crianças na ECO 92
Em 1992, aconteceu na cidade do Rio de Janeiro a II Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, também conhecida por ECO-92. Lá foi apresentado o documento Estratégia Global para a Biodiversidade, contendo 85 propostas para a preservação da diversidade biológica no planeta e um plano para o uso sustentado de recursos biológicos. Muitos protocolos e acordos entre países já foram assinados afim de frear a destruição ambiental, no entanto a prática demonstra que só se agravam tais problemas.
A crise ecológica está relacionada a uma forma de organização social específica: o modo de produção capitalista. A destruição de múltiplas florestas tropicais, a extinção massiva de inúmeras espécies animais e vegetais, a poluição atmosférica que campeia por quase todas as grandes cidades do mundo, são resultado da ação do homem (egoísta e ganancioso) visando lucro.
Sabemos que a nossa ação individual é muito importante para a preservação da natureza, mas os maiores danos são causados por questões que estruturam o modo de produção de nossa sociedade.
Vamos pensar sobre isso...
Quais os principais fatores que determinam a poluição atmosférica?
Porque as florestas tropicais estão sendo destruídas?
Porque as espécies animais e vegetais estão entrando em extinção?
De que forma nós podemos contribuir para a preservação ambiental?
Vocês podem pesquisar na internet e buscar respostas para estas questões...bom trabalho
Alguns links sobre esta temática ambiental:
http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=14956
http://www.terrabrasil.org.br/noticias/materias/pnt_problemasamb.htm
http://pessoal.educacional.com.br/up/4770001/1306260/t137.asp
http://www.iea.usp.br/iea/artigos/nogueira-netoambientais.pdf
http://www.artigonal.com/meio-ambiente-artigos/poluicao-do-ar-o-preco-do-progresso-386785.html
Código de ética dos índios norte-americanos
http://docs.google.com/Presentation?docid=df9h65n8_47fcw3xrg3&hl=en
quarta-feira, 16 de abril de 2008
Matéria no jornal Pioneiro!
Visitem o site do Pioneiro com a matéria que saiu no dia 16/04 sobre o Projeto:
http://www.clicrbs.com.br/jornais/pioneiro/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&edition=9675&template=&start=1§ion=Sete+Dias&source=Busca%2Ca1829494.xml&channel=27&id=0&titanterior=&content=&menu=44&themeid=§ionid=&suppid=&fromdate=&todate=&modovisual=
segunda-feira, 14 de abril de 2008
atividade 14/04 - O que é o trabalho
lembram que fizemos uma reflexão sobre a poesia do operário em construção? A idéia é que pensemos um pouco sobre o trabalho e o trabalhador/a. As atividades de hoje serão:
1) Pesquisa na internet
- pesquisar na internet: o que é o trabalho? ( copiar e colar no word o que encontrar...)
- em seguida vamos conversar um pouco sobre esse material pesquisado...debater, ver as opiniões...
2)Produção de texto
- escrever um texto que contenha o que você entendeu por trabalho;
- escrever sobre o tipo de trabalho que gostaria de exercer no futuro e porquê.
Boa atividade!
quarta-feira, 2 de abril de 2008
Perguntas de um trabalhador que lê
Após a leitura, debate e reflexão da poesia "Operário em Construção" do Vinicius de Moraes, leiam este poema do Bertold Brecht que ele trará mais alguns elementos para pensarmos nesta questão do trabalho e do trabalhador...Em seguida, postem em comentários as produções, certo? :-)
PERGUNTAS DE UM TRABALHADOR QUE LÊ
Bertold Brecht
Nos livros estão nomes de reis.
Arrastaram eles os blocos de pedra?
E a Babilônia varias vezes destruída
--Quem a reconstruiu tanta vezes?
Em que casas
Da Lima dourada moravam os construtores?
Para onde foram os pedreiros, na noite em quea Muralha da China ficou pronta?
A grande Roma esta cheia de arcos do triunfo
Quem os ergueu? Sobre quemTriumfaram os Cesares? A decantada Bizancio
Tinha somente palácios para os seus habitantes? Mesmo
na lendária Atlântida
Os que se afogavam gritaram por seus escravos
Na noite em que o mar a tragou.
O jovem Alexandre conquistou a Índia.
Sozinho?
César bateu os gauleses.
Não levava sequer um cozinheiro?
Filipe da Espanha chorou, quando sua Armada
Naufragou. Ninguém mais chorou?
Frederico II venceu a Guerra dos Sete Anos.
Quem venceu alem dele?
Cada pagina uma vitoria.
Quem cozinhava o banquete?
A cada dez anos um grande Homem.
Quem pagava a conta?
Tantas histórias.
Tantas questões.
