terça-feira, 29 de abril de 2008

Olimpíadas e o Tibet

Vale a pena refletir sobre as olimpíadas de Pequim...e o que isto significa aos tibetanos. Clique aqui

terça-feira, 22 de abril de 2008

O poder das crianças na ECO 92



Em 1992, aconteceu na cidade do Rio de Janeiro a II Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, também conhecida por ECO-92. Lá foi apresentado o documento Estratégia Global para a Biodiversidade, contendo 85 propostas para a preservação da diversidade biológica no planeta e um plano para o uso sustentado de recursos biológicos. Muitos protocolos e acordos entre países já foram assinados afim de frear a destruição ambiental, no entanto a prática demonstra que só se agravam tais problemas.

A crise ecológica está relacionada a uma forma de organização social específica: o modo de produção capitalista. A destruição de múltiplas florestas tropicais, a extinção massiva de inúmeras espécies animais e vegetais, a poluição atmosférica que campeia por quase todas as grandes cidades do mundo, são resultado da ação do homem (egoísta e ganancioso) visando lucro.

Sabemos que a nossa ação individual é muito importante para a preservação da natureza, mas os maiores danos são causados por questões que estruturam o modo de produção de nossa sociedade.

Vamos pensar sobre isso...

Quais os principais fatores que determinam a poluição atmosférica?
Porque as florestas tropicais estão sendo destruídas?
Porque as espécies animais e vegetais estão entrando em extinção?
De que forma nós podemos contribuir para a preservação ambiental?

Vocês podem pesquisar na internet e buscar respostas para estas questões...bom trabalho

Alguns links sobre esta temática ambiental:

http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=14956

http://www.terrabrasil.org.br/noticias/materias/pnt_problemasamb.htm

http://pessoal.educacional.com.br/up/4770001/1306260/t137.asp

http://www.iea.usp.br/iea/artigos/nogueira-netoambientais.pdf

http://www.artigonal.com/meio-ambiente-artigos/poluicao-do-ar-o-preco-do-progresso-386785.html


Código de ética dos índios norte-americanos

Para começarmos refletindo neste dia...

http://docs.google.com/Presentation?docid=df9h65n8_47fcw3xrg3&hl=en

segunda-feira, 14 de abril de 2008

atividade 14/04 - O que é o trabalho

Opa gurizada!

lembram que fizemos uma reflexão sobre a poesia do operário em construção? A idéia é que pensemos um pouco sobre o trabalho e o trabalhador/a. As atividades de hoje serão:

1) Pesquisa na internet
- pesquisar na internet: o que é o trabalho? ( copiar e colar no word o que encontrar...)
- em seguida vamos conversar um pouco sobre esse material pesquisado...debater, ver as opiniões...

2)Produção de texto
- escrever um texto que contenha o que você entendeu por trabalho;
- escrever sobre o tipo de trabalho que gostaria de exercer no futuro e porquê.


Boa atividade!

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Perguntas de um trabalhador que lê

Após a leitura, debate e reflexão da poesia "Operário em Construção" do Vinicius de Moraes, leiam este poema do Bertold Brecht que ele trará mais alguns elementos para pensarmos nesta questão do trabalho e do trabalhador...

Em seguida, postem em comentários as produções, certo? :-)


PERGUNTAS DE UM TRABALHADOR QUE LÊ

Bertold Brecht

Quem construiu a Tebas de sete portas?
Nos livros estão nomes de reis.
Arrastaram eles os blocos de pedra?
E a Babilônia varias vezes destruída
--Quem a reconstruiu tanta vezes?
Em que casas
Da Lima dourada moravam os construtores?
Para onde foram os pedreiros, na noite em quea Muralha da China ficou pronta?
A grande Roma esta cheia de arcos do triunfo
Quem os ergueu? Sobre quemTriumfaram os Cesares? A decantada Bizancio
Tinha somente palácios para os seus habitantes? Mesmo
na lendária Atlântida
Os que se afogavam gritaram por seus escravos
Na noite em que o mar a tragou.
O jovem Alexandre conquistou a Índia.
Sozinho?
César bateu os gauleses.
Não levava sequer um cozinheiro?
Filipe da Espanha chorou, quando sua Armada
Naufragou. Ninguém mais chorou?
Frederico II venceu a Guerra dos Sete Anos.
Quem venceu alem dele?
Cada pagina uma vitoria.
Quem cozinhava o banquete?
A cada dez anos um grande Homem.
Quem pagava a conta?
Tantas histórias.
Tantas questões.