quarta-feira, 2 de abril de 2008

Perguntas de um trabalhador que lê

Após a leitura, debate e reflexão da poesia "Operário em Construção" do Vinicius de Moraes, leiam este poema do Bertold Brecht que ele trará mais alguns elementos para pensarmos nesta questão do trabalho e do trabalhador...

Em seguida, postem em comentários as produções, certo? :-)


PERGUNTAS DE UM TRABALHADOR QUE LÊ

Bertold Brecht

Quem construiu a Tebas de sete portas?
Nos livros estão nomes de reis.
Arrastaram eles os blocos de pedra?
E a Babilônia varias vezes destruída
--Quem a reconstruiu tanta vezes?
Em que casas
Da Lima dourada moravam os construtores?
Para onde foram os pedreiros, na noite em quea Muralha da China ficou pronta?
A grande Roma esta cheia de arcos do triunfo
Quem os ergueu? Sobre quemTriumfaram os Cesares? A decantada Bizancio
Tinha somente palácios para os seus habitantes? Mesmo
na lendária Atlântida
Os que se afogavam gritaram por seus escravos
Na noite em que o mar a tragou.
O jovem Alexandre conquistou a Índia.
Sozinho?
César bateu os gauleses.
Não levava sequer um cozinheiro?
Filipe da Espanha chorou, quando sua Armada
Naufragou. Ninguém mais chorou?
Frederico II venceu a Guerra dos Sete Anos.
Quem venceu alem dele?
Cada pagina uma vitoria.
Quem cozinhava o banquete?
A cada dez anos um grande Homem.
Quem pagava a conta?
Tantas histórias.
Tantas questões.

5 comentários:

Anônimo disse...

O operário trabalhador

Todo dia vivemos isso
essa maldita exploração
Cada um com seu compromisso
trabalhando por uma só razão.

Para o pão de cada dia
nós operários de noite e dia
vivemos nessa condição.

Os grandes querendo ser mais
E nós fazendo o que somos capazes
e melhorando o que queremos de mais.

E é assim que nós vivemos,
e assim que vamos viver
Trabalhando todo dia,
para ter o que comer.

fofinha disse...

99119Poesia :sobre o operário em construção

O operário em construção
Era uma pessoa pobre
Mas superou seus objetivos através do trabalho

Um silencio com razão
Sem ganhar nada em troca de seu trabalho ,tinha apenas um pão,mais tinha consciência no que fazia .
Ele exercia sua profissão mesmo sendo agredido pelo patrão,
Superou tudo o que acontecia naquele momento

Kleyton disse...

O operário
O operário trabalhava muito, mas o operário não conseguia o que ele queria ter. Ele descobriu que quanto mais ele trabalhava quem lucrava mais era o patrão, ele continuou trabalhando mas o patrão tentou comprar ele mas não conseguiu, ele era honesto.

Anônimo disse...

O patrão que fazia as coisas certas nunca
Desistiu do trabalho dele mas como o patrão
Queria comprar ele o operário não aceitou
Então o operário que não aceitou e quis
Continuar com a carreira que ele sempre
Quis viver com o trabalho

RAFINHA disse...

Eu acho que operário era um cidadão muito honesto e trabalhador.Ele construía casas,igrejas,etc.E o patrão era uma pessoa que não fazia nada e só comia do bom e do melhor e operário que construiu tudo e não ganhava quase nada.E operário era uma pessoa muito boa sempre falava sim e operário pensou e queria mostrar para todo mundo que ele tinha consciência das coisas que ele fez e faria.E um dia ele falou não.Eu Rafael acho que é nós mesmos os trabalhadores.que trabalhamos só para ganhar o nosso sustento.